O que está na moda? Ou melhor…. O que faz sentido pra mim? Para esclarecimentos, vamos esclarecer os formatos:
🥼 Presencial: é o formato mais convencional, onde você acorda, se arruma, pega o transporte, vai até ao trabalho e quando termina volta pra casa.
🚶Híbrido: é quando a empresa define o presencial somente em alguns dias da semana ou no mês, e o restante dos dias você trabalha remoto.
💻 On-line/Remoto: quando o trabalho é totalmente on-line, não precisa pegar transporte, ou com o dress code (a roupa adequada) completo.
Após quase 2 anos trabalhando remotamente, quis conectar isso com a saúde, como já sabem. Na verdade, vi que o on-line funcionava muito pra mim, pois os benefícios faziam muito sentido para o momento. Flexibilidade de horário para um almoço, pausa, café ou banheiro (necessidades básicas, né? rs). Isso para mim era qualidade de vida. Liberdade Geográfica então, maravilhoso. Não é atoa que conheci 8 países como nômade digital, além de explorar mais o meu país.
Depois de um tempo, parecia que eu estava sentindo falta de andar na rua, sair de casa, ver as pessoas e meus pacientes… Foi quando o destino me encaminhou para que eu voltasse para o presencial, e resolvi testar. Sim, há 2 meses estou trabalhando de forma híbrida. Hoje, 40% da minha carga horária é on-line para a colmeia e meus projetos como Fonoaudióloga, os 60% dedico como prestadora de serviços nesse novo projeto, que é um Instituto que oferece serviços de Fonoaudiologia Infantil para Autistas. Atuo como Fonoaudióloga e Consultora de Melhoria Contínua.
Me questionei muito sobre “voltar para o presencial”. Mas o presencial me deu de presente: roupas novas, melhora da autoestima, conhecimento, networking e uns 5km de caminhada no dia. Foi aí que pensei:
será que faz sentido vender um cenário perfeito ou ideal sobre o trabalho remoto?
Foi quando pensei que, se somos seres particulares e temos nossas individualidades, será que o trabalho remoto vai funcionar para todos? Trago essa reflexão, para que você identifique os seus OBJETIVOS com esse modelo de trabalho e se os BENEFÍCIOS do trabalho remoto, fazem sentido para você. Hoje para mim, tem funcionado esse formato híbrido. E está tudo bem.
Vou inserir alguns pontos positivos e negativos - que considero, separando por formato de trabalho:
🥼 Presencial
POSITIVO: conexão mais real com as pessoas, facilidade na resolução de problemas e comunicação
NEGATIVO: inflexibilidade nos horários, dependendo da rotina muitas vezes não consegue realizar as necessidades básicas (comer, banheiro) dependendo do ambiente de trabalho, deslocamento/transporte
🚶Híbrido
POSITIVO: consegue fortalecer conexões com colegas de trabalho, pois é além do on-line, possibilidade de alinhar questões do trabalho, movimenta o corpo, insights diferentes com a equipe
NEGATIVO: em alguns momentos, se faz necessário o deslocamento, dependendo da empresa os dias não são flexíveis
💻 On-line/Remoto
POSITIVO: flexibilidade nas pausas e necessidades básicas (comer, banheiro etc), melhor organização das demandas não urgentes, liberdade geográfica e em alguns locais, liberdade de tempo também, não é necessário o deslocamento, muitas vezes sendo possível dormir mais
NEGATIVO: mais risco de sedentarismo caso você não seja uma pessoa ativa, risco de questões ergonômicas caso não tenha equipamentos adequados, depende totalmente da internet - é preciso um plano B caso dê algum problema, menos conexões com as pessoas, pois depende da agenda para fortalecimento e conversas.
E caso você queira fazer uma transição para o remoto, porque não ir fazendo aos poucos, no formato híbrido? É uma possibilidade de ir construindo esse cenário ideal que você tanto quer :)
Vamos conversar sobre isso? Deixe sua pergunta aqui:
mel da semana
☁️ reflexão importante sobre um ex nômade digital (pessoa que trabalha remoto e viaja), ele fala sobre saúde mental e o porque pendurou as mochilas
💻 vaga para psico e fisioterapia
🌎 oportunidade para enfermeiros que querem se aventurar na profissão, trabalhando na Alemanha